segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Decisões do Diretório

Diretório do PT toma decisões importantes sobre disciplina partidária e eleições 2012


Em reunião histórica realizada neste domingo (06 de novembro), com a participação de 17 de seus 22 membros, o Diretório Municipal do PT tomou duas decisões importantes para seu futuro. A primeira foi referente à disciplina partidária e teve como alvo o filiado Sergio Freire Celestino que tem demonstrado publicamente sua adesão ao grupo do atual prefeito e seu rompimento com o partido que ajudou a fundar.

A decisão do Diretório foi a de excluir Sergio definitivamente dos órgãos de direção do Partido substituindo-o no Diretório por Heraldo (Sítio dos Vermelhos) e na Executiva (secretaria geral) por João de Zina. Com a decisão Sergio passa a ser apenas um filiado com direitos reduzidos e sujeito à expulsão se não se reintegrar ao PT. A segunda decisão importante da reunião foi a de o Partido não realizar prévias para a escolha de seu candidato a prefeito em 2012. “Com a decisão, o Diretório demonstra sua maturidade política e unidade interna já que as duas tendências organizadas no município (CNB e DS) foram favoráveis à proposta”, disse ao final da reunião o Professor Messias (presidente do PT local e integrante da CNB). 

O Diretório convocou um Encontro para o dia 8 de janeiro de 2012, no qual o PT deliberará sobre candidaturas e estratégia política para as eleições com a participação de todos os filiados. Na prática o Encontro servirá para referendar a pré-candidatura a prefeito do Dr. Zé Carlos e as pré-candidaturas a vereadores do Partido, bem como para discussão e aprovação de uma resolução sobre estratégia eleitoral e programa de governo. “O PT demonstrou hoje que é um partido consciente de sua responsabilidade com o povo de Paripiranga dando um passo importante para a definição do Dr. Zé Carlos como seu candidato a prefeito em 2012”, afirmou Toninho (secretário de organização do PT local e membro da DS). 

Em uma confraternização com os petistas, logo após a reunião do Diretório, o Dr. Zé Carlos afirmou que já se sente totalmente integrado ao PT e que está ciente das responsabilidades que assumiu com o Partido. “Sinto-me como um legítimo militante do PT e pretendo honrar a história deste Partido e a confiança em mim depositada pela sua direção e, sobretudo, pelo povo que representamos”, disse o petista. Assim, o dia 06 de novembro de 2011 marca a consolidação da nova configuração do PT em Paripiranga que combina unidade política com democracia interna, funcionamento institucional com trabalho de base, liberdade para o debate com clareza nos objetivos e rumos. 

Convocada pelo Diretório, a Comissão Executiva Municipal reuniu-se imediatamente e declarou aberto o processo de escolha de candidatos às eleições de 2012 e estabeleceu o seguinte calendário: dia 18 de novembro como data limite para inscrição de pré-candidato a prefeito e apresentação de propostas de apoio a candidato de outro partido; dia 3 de dezembro como data limite para pedidos de impugnação de pré-candidaturas; 8 de janeiro como data do Encontro Municipal do PT.

Em dezembro a Executiva deverá se reunir mais uma vez para definir a pauta e o regimento do Encontro.

Estiveram presentes na reunião do Diretório:

Professor Messias, presidente do PT
Wilson do PT, vice-presidente
Toninho, secretário de organização
João de Zina, (novo) secretário geral
Sônia da Quixaba, secretária de formação
Gilson do Sabão, tesoureiro
Lúcia Nunes, secretária de mobilização
Hernandez, membro do diretório
Maria de Bone, membro do diretório
Professor Evandro, membro do diretório
Givanildo, membro do diretório
Jorge Coqueiro, membro do diretório
Maria Joceane, membro do diretório
Eraldo, membro do diretório
Simone Carvalho, membro do diretório
Suely Menezes, membro do diretório
Jorge Eletrônico, membro do diretório
Dr. Zé Carlos, pré-candidato a prefeito