sábado, 5 de março de 2011

Moção de Apoio à Paralisação


­
PARTIDO DOS TRABALHADORES
Diretório Municipal
Paripiranga - Bahia


MOÇÃO DE APOIO À PARALISAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE PARIPIRANGA



O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, em reunião realizada no último dia 5 de março, aprovou e ora publica a seguinte Moção de APOIO à paralisação dos trabalhadores em educação (professores, serventes, merendeiras, porteiros, dentre outros) de nosso município.

Desde 2002, quando assumimos o Governo Federal, com o primeiro operário presidente do Brasil, diversas reivindicações dos trabalhadores foram atendidas. Só no setor de educação, foram criados o FUNDEB, o Piso Salarial e reformulados alguns artigos da LDB. Tais medidas permitiram a sustentação de uma política de valorização de todos os trabalhadores, fossem educadores, serventes, merendeiras, porteiros, diretores e secretários escolares, dentre outros, através de recursos repassados para estados e municípios. Com o Governo Wagner, foi instituída a democracia nas escolas, com o decreto que estabeleceu a eleição direta para diretores escolares. Além disso, o plano de formação docente federal tem sido fortalecido na Bahia, permitindo que centenas de professores adquiram a tão sonhada formação superior, porque têm apoio governamental para realização dos estudos.

Lamentavelmente esta realidade não está efetivada em Paripiranga, município governado há mais de uma década pelo DEM (ex-PFL), partido que defendeu a ditadura e sempre teve sua imagem associada à truculência e ao desrespeito às reivindicações dos trabalhadores.

Isso explica o fato de o prefeito municipal, o Sr. George Roberto Ribeiro Nascimento, nunca ter ouvido a categoria quando das mobilizações na greve de 2010, nem acatado suas reivindicações, embora os recursos repassados pelo FUNDEB fossem suficientes para pagamento da tabela contida no plano de carreira unificado da categoria.

Finalmente, reiteramos nosso apoio à paralisação, cientes de que uma saída negociada para o efetivo cumprimento da reivindicação dos trabalhadores em educação deste município já deveria ter sido tomada pela administração, desde 04 de junho de 2010, o que demonstra – por parte do prefeito – a completa falta de compromisso com a educação pública de qualidade e com a valorização dos trabalhadores em educação de Paripiranga.

Paripiranga (BA), 05 de março de 2011
Reunião Ordinária do Diretório Municipal
Partido dos Trabalhadores de Paripiranga